Introdução: A importância de falar em saúde mental

As palavras saúde mental, psicologia, subjetividade e psicoterapia nunca tiveram tanto valor quando iniciamos um novo ano. Conscientizar a saúde mental é um movimento exercício diário. Primeiramente uma campanha criada desde 2014 com o lema (quem cuida da mente, cuida da vida), convida todas as pessoas a pensarem nos pontos a seguir:

Retroceder;

Repensar;

Analisar como andam suas frustrações;

Sentimentos;

Emoções;

Relacionamentos;

Perdas;

Conquistas;

Habilidades e Fraquezas;

Dessa forma, todas as suas ações precisam serem analisadas em prol da melhora dos pensamentos e como anda esse comportamento na sociedade.

Contudo, o foco ocorre durante o mês de janeiro que visa promover diversas ações com particularidade específicas. Afinal mestres e especialistas se tornam promotores de comunicação e fazem ações para dizer ao mundo que o adoecimento emocional existe e pode ser revertido.

A subjetividade e saúde mental como foco principal.

Contudo, como estamos falando de saúde mental, subjetividade e psicoterapia é indispensável que as pessoas não deixem para procurar um apoio ou ajuda psicológica apenas quando se fala do assunto.

Gradualmente as coisas vêm dando certo, entretanto o sucesso da campanha traz reflexões que mexe com nossa política, cultura, e valores sociais. Entretanto, vem combatendo diversas esferas presentes na humanidade. Tudo bem pensado, é necessário entendermos que a subjetividade humana possua seu lugar, somos vítimas de nós mesmos e principalmente das necessidades psicológicas.

A princípio, sabemos que o sofrimento sempre irá existir, por exemplo, em algumas famílias com menor proporção e outras com mais frequência, evitar o número de violência. Por isso, informar aos demais que o senso de responsabilidade social começa em casa. Atender ao pedido de um estranho na rua é justamente ser solidário em uma necessidade alheia que pode mudar e até salvar uma vida.

Diante disso, gostaria de deixar claro que existem diversos fatores envolvidos no aparecimento dos transtornos depressivos. É justamente uma depressão em seu estado grave que leva o individuo na tentativa do suicídio. Convido você leitor (o) navegar na leitura do artigo pensamento suicida.

O que determina esse sofrimento é:

Causas Biológicas: Mudança bioquímica do cérebro, variações nas secreções do corpo (hormônios).

Genética (Aparecimento de influências herdadas dos pais).

Psicológicas ou Ambientais, por exemplo: (Depende de todas as situações vividas do indivíduo, desde acontecimentos marcantes ou não).

De antemão, chego a pensar que a depressão pode constituir em um grande mergulho na escuridão interna do indivíduo. No fim há um desespero de angústia, pois encarar a depressão pode ser algo ruim como atravessar a “noite escura” que no fim há diversos limites. Eventualmente outros sentimentos são encontrados no comportamento de uma pessoa com sintomas de depressão. Afinal, qual o caminho para se sair da escuridão?

Antecipadamente o grande problema é que a maioria das pessoas ainda não compreende a importância de uma saúde mental, a tal subjetividade humana. Que depende da prática de uma psicoterapia, além disso, todavia, se caso seja bem feita que só um bom profissional da psicologia podem oferecem as pessoas que estão em grande sofrimento.

Como conclusão, aceitar essa condição da natureza, por isso mesmo sem nossa vontade todas essas circunstâncias fazem parte da vida. Entretendo para evoluirmos em sociedade o segredo é simples, ir atrás do conhecimento, entender a fundo a semiologia dos fatos pode sim, diminuir o sofrimento. Em síntese já passou da hora de discutimos isso né?

Porque é fundamental a psicoterapia para uma melhor saúde mental?

Dessa forma, irei acreditar que as pessoas estarão atentas e tenham sede de curiosidade em ajudar o próximo. Espero do fundo do meu coração que a consciência guie nossas atitudes em ajudar o outro. Em suma torço que não seja apenas no janeiro branco possamos falar disso, contudo, pensar na saúde mental, mais sim, diariamente de nossa existência. Logo, que isso seja de responsabilidade de todos.

Atenção: Enquanto isso curta nossa página no facebook e siga o nosso instagram. 

O post completo está sendo produzido pela mente de um artista. =) ♥